O pensandor

sábado, 2 de abril de 2011

COMO MELHORAR A AUTO ESTIMA

Querer ter uma vida repleta de felicidade, de sucesso, prosperidade e realizações está nas nossas mãos e não nas dos outros. Quem não tem Auto-Estima, à partida acha que não merece e não consegue, então nem sequer ousa sonhar e muito menos estabelecer objectivos ou tomar decisões que encaminhem a pessoa para a direcção dos seus sonhos. Tudo está na nossa mente, o primeiro passo é sempre o início de uma longa viagem….e todas os grandes feitos já foram um dia o sonho de alguém.

A aceitação de quem somos, com qualidades e limitações é essencial e esta consciência de quem somos é que nos permite poder fazer um ponto de situação e assim inicial um processo de melhoramento e transformação.

Desenvolver o sentido de humor e permitir-se contagiar pela positividade e humor dos outros são bênçãos inatas de uns e aspectos a melhorar de outros. Dar apenas importância ao que realmente é importante. Desvalorizar os comentários depreciativos dos outros, se a intenção deles é afectar-nos, então não vamos alimentar essa forma de sugar energia e roubar alegria.

Nunca esquecer que o que os outros pensam é apenas uma interpretação que eles fazem de quem somos e nunca, jamais representa quem somos na realidade. Quem somos verdadeiramente apenas nos sabemos, assim como só nós conhecemos as nossas verdadeiras intenções e motivações.

É fundamental dedicar mais tempo a fazer coisas que nos façam sentir úteis, importantes e especiais. Dedicar o nosso tempo a fazer coisas para quem nos valoriza e quem não nos valoriza não merece qualquer esforço ou dedicação.

Libertar-nos de todas as pessoas que nos tentam diminuir e que nos estão constantemente a depreciar. Se não podemos fugir delas, vamos ao menos coloca-las no seu lugar e manter uma distancia de contacto, “matar essa pessoa dentro de nós” e tirar-lhe a importância. Esta é uma forma de respeito próprio.

Não ter medo das responsabilidades ou de tomar decisões, se alguma coisa correr mal é uma excelente forma de aprender algo novo e aperfeiçoar a sua técnica e teoria sobre esse assunto. Ter a coragem de iniciar de novo e assim especializar-se sobre a matéria e tornar-se um especialista.

Ninguém está livre de se enganar, ou de errar, no entanto é típico dos sábios usarem os erros como um aliado ao crescimento, o Sábio sabe que a vida é perfeita e que quando se fecha uma porta outras mais interessantes se abrirão

Nenhum comentário:

Postar um comentário