O pensandor

sexta-feira, 22 de abril de 2011

7 HÁBITOS DA PESSOA ORGANIZADA

1. Elas tem um lugar para cada coisa. Cada item que possuem tem um local adequado, uma "casa". Os livros estão sempre na estante de livros. Os CDs estão em porta CDs, organizados. Os documentos estão arquivados.

2. Elas colocam as coisas de volta no lugar. Uma vez que um objeto qualquer não será mais utilizado, ele não fica vagando por lugares temporários (por ex.o "triângulo das Bermudas" entre a sala de jantar e a cozinha), e sim retorna imediatamente à sua "casa", o seu lugar de origem.

3. Elas anotam as coisas. Pessoas organizadas costumam anotar seus compromissos, tarefas e listas de lembretes. Isto é feito de forma constante e consistente, em suas agendas. Elas não ficam perdendo tempo e paciência tentando lembrar das coisas (muitas vezes perdidas num mar de informações em suas pobres cabeças).

4. Elas não acumulam papéis. Papéis e documentos que devem ser guardados, são arquivados diariamente. Correspondências são abertas perto do lixo, e papéis desnecessários são descartados imediatamente. Contas são colocadas na pasta de contas a pagar, revistas são lidas e guardadas por uma semana ou duas, depois doadas ou descartadas. (elas não guardam eternamente promoções que terminam em 1 semana)

5. Elas não deixam as coisas para depois. Quando alguma coisa deve ser feita, as pessoas organizadas costumam agendar, planejar ou simplesmente executar a tarefa o quanto antes. Desta forma evitam acumulo de serviço, prazos apertados e outros problemas causados pela Procrastinação. Procrastinar é voluntariamente deixar para depois o que deveria ser feito agora. (eu sei, eu sei, você não faz isso).

6. Elas tem prazos e objetivos. Pessoas organizadas sabem que para obter resultados, precisam saber claramente aonde querem chegar e em que prazo. Elas fazem revisões periódicas em seu planejamento.

7. Elas mantém apenas as coisas necessárias. Pessoas organizadas não acumulam coisas. Não ocupam espaço com objetos inúteis, roupas que não utilizam há anos, revistas antigas, etc. Apenas as coisas que lhe são úteis ou proporcionam algum prazer, são mantidas. Estas pessoas acreditam na simplicidade. Elas respiram mais facilmente se puderem circular em seus espaços sem ter que esbarrar em caixas ou naquele pé de pato velho.


Texto enviado por Rosângela Bessa.

Rosângela Bessa é formada pela OZ Sistemas de Organização, empresa filiada NAPO – National Association of Professional Organizers, sediada nos EUA. Atua como Personal Organizer e defende a idéia de que a organização funcional atrelada à otimização de espaços contribui de forma significativa para a qualidade de vida. Conheça mais sobre seu trabalho clicando em http://www.organizadaabessa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário