O pensandor

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Você sabe a diferença entre os diversos tipos de creme?

Diversas vezes falei aqui de receitas com creme de leite e sempre muita gente fica em dúvida (eu mesma já tive muita dúvida sobre isso) sobre qual é o creme de leite ideal para ferver, qual o que bate o chantilly, qual finalmente é a diferença entre o creme de leite fresco e o de caixinha?  Posso fazer substituição de creme de leite fresco pelo de caixinha? Daí achei que escrever um pouco sobre isso iria ajudar algumas pessoas a ir desmistificando a culinária, que ao menos para mim, nada tem de difícil, mas prazeroso! :)


Creme de leite de caixinhaMuito comum de ser encontrado, normalmente possui cerca de 25% de gordura. É o ideal para ganaches, caldas, pudim, molhos, sobremesas, porém nãopode ser fervido, senão irá talhar. É conhecido também como cream, single cream (inglês), crème liquide (francês), panna (italiano) ou natas (em Portugal). Após abrir a caixinha, guarde na geladeira, de preferência em outro recipiente tampado.


Creme de leite de lata: Possui normalmente a mesma quantidade de gordura (cerca de 25%) que o creme de leite de caixinha, porém vem com o soro separado e normalmente é menos encorpado. Na hora de utilizar uma receita, a menos que esta peça para separar o creme de leite do soro, misture o conteúdo com uma colher e utilize por completo o conteúdo da lata. Após abrir a lata e não utilizar todo o conteúdo retire da lata, e guarde na geladeira num pote fechado.


Creme de leite light: É o mesmo creme de leite da caixinha, porém a quantidade de gordura é bem menor (cerca de 15%). Seu uso é indicado da mesma maneira que o de caixinha e com calorias (e sabor) menores.

Creme de leite fresco: É o creme de leite que compramos em garrafinha e fica na parte de laticínios. Ele deve ser mantido sob refrigeração, é o responsável pelo verdadeiro chantilly (basta batê-lo com uma batedeira até ficar espesso, mas cuidado para não bater demais de virar manteiga!). É um creme com maior teor de gordura (cerca de 35%)  e mais branquinho, então quanto mais branco o creme, maior o teor de gordura e melhor sua qualidade. Pode ir ao fogo sem problemas, pois não irá talhar, podendo ser fervido. Normalmente não pode ser substituído pelo creme de leite de caixinha, pois o fresco pode ser fervido e reduzido sem alterar suas características, enquanto o de caixinha irá talhar ao ser fervido.Também pode ser chamado de heavy cream (inglês), double cream (inglês), crème fleurette (francês), panna fresca (italiano), natas espessas ou natas batidas (já é o creme batido) em Portugal.
PS: Eu também sempre tive dúvidas a esse respeito e pesquisando achei esse texto de Cozinha Perfumada e achei bastante interessante se você gostou visite o blog Cozinha perfumada e você vai adorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário