O pensandor

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FICA A DICA

Copiei essas dicas de um artigo sobre a atriz  LAVÍNIA VLASAK
1
Alforrie-se!
“Seja a Princesa Isabel de si mesma: liberte-se da perfeição – ela não existe, é utópica. E, se existisse, seria chata e previsível.”
2
Acredite!
“Se não for em Deus ou em qualquer outra fonte, acredite em você. Se você não acreditar, ninguém mais vai. Sério! Acredite nas suas ideias e metas. Só você tem o poder de colocá-las em prática.”
3
Mexa-se! 
“Vale tudo. Dançar em frente ao espelho, bambolê, sexo… Qualquer coisa. Queime calorias e produza endorfinas. Já!”
4
Os cinco ritos tibetanos 
“Informe-se e faça! É rápido e faz-se em qualquer lugar. Todo dia pela manhã. Se conseguir executar os movimentos hoje, provavelmente os fará até o fim de seus dias e assim será o(a) velhinho mais ágil da paróquia, além de realinhar os seus chakras. Equilibra você como um todo.”
5
Esqueça a segunda-feira! 
“Comece hoje, agora! Chega de enrolar! Quer parar de fumar, quer outro emprego, outro amor, outra vida? Então, pare! Mude! Arrume! Mas hoje, e não amanhã.”
6
Devagar e sempre! 
“Coma com calma – o único buraco que você quer tampar é o do estômago, não o da alma; este é de outro jeito. Apoie o garfo no prato entre uma garfada e outra (esqueça a etiqueta nesse quesito, somente nesse). O cérebro demora 20 minutos para registrar que está satisfeito com a refeição. Mastigue, ganhe tempo. Tente não olhar para o prato enquanto mastiga. O seu cérebro (olha ele aí de novo! ) vai registrar que só ficará satisfeito quando acabar o prato todo. Às vezes (na grande maioria delas), se você não focar só no prato, irá se descobrir satisfeito antes. Com malhação é a mesma coisa: devagar e sempre – todo dia um pouquinho. Não há projeto Madonna verão 2000 e alguma coisa. É para o resto da vida; então, relaxe.”
7
Respire fundo! 
“Ajuda a oxigenar o cérebro e a acalmar a mente.”
8
Faça o bem! 
“Se não conseguir, pelo menos não pratique o mal. Não atrapalhe. O mundo já está bem atrapalhado, não piore. Lembre- se da lei do retorno: “Aqui se faz, aqui se paga”. É simples e verdadeiro.”
9
Tente ser feliz! 
“Deseje isso também aos outros – quanto mais gente feliz, menos gente para encher o nosso saco!”
10
Economize! 
“Lembre-se: você vai envelhecer! Seria bom chegar a uma determinada idade trabalhando porque se quer, e não porque precisa. Esse sonho começa agora. Guarde sempre quando receber, nunca o que sobrar, pois é bem possível que nunca sobre. E deixe de desculpas esfarrapadas do tipo: “Ah é tão pouco! Não vale a pena guardar…” Tudo vale! Dinheiro não dá em árvore”.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Pudim de leite em pó


Ingredientes
3 xícaras (chá) de leite em pó
2 xícaras (chá) de açúcar
500 ml de água
5 ovos
1 colher (sopa) de maisena
1 xícara (chá) de açúcar para caramelo
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, por 10 minutos ou até que derreta e vire caramelo. Retire do fogo e espalhe por uma fôrma de pudim de 30 cm de diâmetro. Reserve. No liquidificador, bata os demais ingredientes e despeje na fôrma caramelada. Leve ao forno em banho-maria por 45 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Retire do forno, leve à geladeira por 3 horas e desenforme.

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Os radicais livres atacam outras células e podem provocar câncer. Não são normalmente perigosos, exceto quando o organismo está vulnerável. As vitaminas A, C e E são antioxidantes que estabilizam os radicais livres e estimulam o sistema imunológico.

Vitamina A (beta caroteno)

A vitamina A é necessária para manter a pele, a vista e o sistema imunológico saudáveis. O beta caroteno protege de doenças degenerativas, como o câncer, por exemplo. As fontes de vitaminas são o retinol presente em produtos lácteos como o queijo, a manteiga e a margarina, gema do ovo e os peixes gordurosos. O beta caroteno também está presente em frutas e vegetais amarelos e alaranjados, como as cenouras, manga, damasco, batatas, pimentão e folhas de vegetais. A deficiência da vitamina A se manifesta no aumento de infecções e na visão noturna afetada.

Vitamina C (ácido ascórbico)

A vitamina C é necessária para a produção de colágeno, que é a base para gengivas, dentes, ossos e peles saudáveis. Suas propriedades antioxidantes protegem de doenças do coração e do câncer.
Ela é encontrada em frutas especialmente cítricas, como acerola, laranja e kiwi, e nos vegetais, como tomates, brócolis, agrião e pimentão.
A falta de vitamina C na sua alimentação pode causar má cicatrização de feridas, redução da resistência a infecções, sangramento nas gengivas e dor nas articulações.

Vitamina E (tocoferol)

Este antioxidante previne os danos dos radicais livres e ajuda a fortalecer as células.
As fontes de vitaminas são os vegetais oleosos (girassol, milho e azeitonas), o gérmen de trigo, as nozes, as sementes, o espinafre e o abacate.
A falta desta vitamina não é comum, mas alguns sintomas, como a anemia e danos no sistema nervoso, podem aparecer em pessoas que não conseguem absorver as gorduras

domingo, 4 de agosto de 2013

Conselhos para uma menopausa natural

Dieta

- Adote uma dieta que contenha 50% de alimentos crus.
- Reduza a ingestão de sal, porque ele provoca a retenção de líquidos e também aumenta a excreção de cálcio na urina.
- Inclua brócolis, algas marinhas, salmão, sardinha e peixes brancos em sua dieta.
- Tome iogurte de baixas calorias.
- Beba dois litros de água por dia para manter-se hidratada.
- Evite os produtos de origem animal e laticínios (exceto o iogurte), porque esses alimentos agravam as ondas de calor e são fatores que contribuem para a perda de cálcio dos ossos.
- Evite o álcool, as comidas condimentadas, sopas e bebidas quentes. As bebidas quentes provocam ondas de calor e o açúcar pode agravar as mudanças de humor.

Suplementos nutricionais

- A vitamina E reduz vários sintomas, especialmente as ondas de calor.
- Os comprimidos de lecitina auxiliam no funcionamento da vitamina E, portanto também reduzem as ondas de calor.
- O óleo de prímula (Oenothera Biennis) e a semente de groselha são importantes para a produção de estrógeno, combatem as ondas de calor e também têm propriedades analgésicas.
- O óleo de linho é bom para reduzir as ondas de calor e a secura vaginal.
- A vitamina B5, também conhecida como a vitamina anti-estresse, melhora a circulação.

Sugestões herbais

- A erva de São Cristóvão (Cimifuga racemosa) é útil para mulheres que sofrem ondas de calor.
- A sálvia parece diminuir a produção de suor, portanto é recomendada para as mulheres que transpiram muito como conseqüência das ondas de calor.
- O aloe vera e o pó de olmo são usados para aliviar a secura vaginal. Misture-os até formar uma pasta com consistência semelhante à pasta de dente. Aplique-a na vagina à noite.
- A damiana é considerada afrodisíaca desde a Antiguidade, e tem sido utilizada no tratamento de vários distúrbios sexuais.
- O funcho (erva-doce), o alcaçuz, a raiz de falso-unicórnio, o inhame mexicano e a framboesa são estimulantes do estrógeno. Tome cuidado para não usar o alcaçuz por mais de sete dias seguidos e não use sálvia caso sofra de algum tipo de apoplexia.
- As raízes de camomila e valeriana ajudam a relaxar o corpo. Você pode usá-las se tiver dificuldade para dormir.

Dicas básicas e práticas para perder peso

1. Leia atentamente os rótulos com as informações nutricionais de cada produto e escolha os que contiverem a menor quantidade de calorias por porção.
2. Tente consumir produtos com baixo teor de gorduras saturadas, carboidratos e açúcar, mas ricos em proteínas.
3. É recomendável mastigar ao menos dez vezes cada porção e comer devagar para acelerar a sensação de saciedade.
4. Não é aconselhável passar longos períodos de tempo sem se alimentar. Recomenda-se comer pelo menos 5 vezes por dia, mas porções pequenas que não excedam o total de calorias diárias recomendadas pelo nutricionista. Isso ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura mais rapidamente.
5. Pratique atividades físicas pelo menos quatro vezes por semana por pelo menos 30 minutos. Antes de iniciar um programa de exercícios, consulte seu médico para saber qual é o exercício mais indicado para seu estado de saúde e condição física.
6. Coma alimentos com baixo teor de sódio para limitar a ingestão de sal. Cerca de 70% do nosso peso corporal é composto por água, e consumir alimentos ricos em sódio aumenta a retenção de líquidos.
7. Tome de 2,5 a 3 litros de água por dia e limite o consumo de refrigerantes e doces. Ela também ajuda a eliminar as toxinas do corpo.
8. Consuma frutas, de preferência cruas e frescas, com o estômago vazio, sem combiná-las com outros alimentos. Espere de 20 a 30 minutos antes de comer outro tipo de alimento.
9. Evite ao máximo consumir alimentos antes de dormir, sobretudo os ricos em gorduras, carboidratos e açúcares.
Lembre-se de que o corpo é uma máquina perfeita e não necessita de grandes quantidades de alimento para funcionar

40 dicas certeiras para emagrecer

1 - Monte um bom prato de salada antes de partir para a comida quente. Assim, você estará mais saciada quando for se servir dos alimentos mais calóricos
2 - Tem um amigo que precisa emagrecer? Forme dupla, assim um incentiva o outro nos dias de preguiça

3 - Tenha calma para comer. Não faça suas refeições de pé ou em frente à televisão. Sente-se em um local tranquilo e faça desse um momento de prazer
4 - Adeus, farinha! Corte alimentos que contenham esse ingrediente, porque ela transforma-se rapidamente em gordura no corpo. Ou, troque os alimentos com farinha branca pelos integrais!
5 - Pratique esportes. Para quem tem dificuldade em aderir ao treino da academia, esporte é uma ótima opção. Além de trazer mais motivação, você vai pensar duas vezes antes de desfalcar o time
6 – Durma bem e em quantidade suficiente para descansar. Diversos estudos já relacionaram a falta de descanso adequado ao excesso de peso
7 – Escove os dentes logo após a refeição. O hábito, além de garantir uma boca saudável, evita aquela vontade de comer um docinho
8 – Na hora de comer, que tal trocar o prato comum pelo de sobremesa? A falta de espaço vai obrigálo a comer menos
9 – Prefira alimentos frescos. Ao abandonar os industrializados, você reduz a quantidade de gordura e de sódio, retendo menos líquido. E ainda tem a vantagem de se alimentar de forma mais saudável 
10 – Troque o frito pelo assado, você reduz as calorias em um terço só com essa mudança no preparo no aliment
11 – Sai o refrigerante, entra a água. Substituir a bebida calórica e cheia de açúcar pela água economiza até 150 calorias
12 – Reduza o consumo de bebidas alcóolicas. Além de fazerem mal à saúde, elas não têm nutrientes
13 – Faça lanches entre as refeições. Comer de 3h em 3h acelera o metabolismo e evita que você coma demais 
14 – Troque o elevador pela escada diariamente. A mudança pode significar um aumento de 15% no seu gasto calórico (dependendo de quantos andares você tem de subir)

15 – Faça como o André Guerato, jogador de tênis pelo Corinthians, que encontrou nas competições um incentivo para emagrecer. Inscreva-se em corridas, maratonas, torneios e o que mais e encontrar. Ninguém gosta de ficar em último lugar, portanto, é bem provável que você se empenhe mais
16 - À noite, no jantar, prefira alimentos light. Assim, você não dorme de barriga muito cheia e evita que os alimentos se acumulem e virem pneuzinhos
17 – Integral é a melhor opção. Troque a massa branca por essa variedade. As fibras ajudam no trânsito intestinal e dão sensação de saciedade por mais tempo

18 – Aposte nos alimentos naturais que ajudam a emagrecer como a linhaça, chia, quinoa e ração humana
Foto: Rubens Chaves
Conserva de pimenta curtida na cachaça
19 – Apimente a refeição. A pimenta vermelha realmente ajuda a acelerar o metabolismo, basta acrescentar duas colheres de chá na sua comida
20 – Troque a dieta pela reeducação alimentar. Os especialistas garantem que quem faz dieta tem mais tendência a oscilações de peso, mas quem opta pela reeducação permanece magro
21 - Aprenda a dizer não. Os psicólogos já sabem: engolir sapo pesa na balança
22 – Mexa-se mais. Faça um parte do percursso a pé ou de bicicleta para o trabalho. Apenas 30 minutos de atividade por dia para sair do sedentarismo
23 – Não deixe de tomar café da manhã. Quem começa o dia com uma alimentação mais equilibrada tende a seguir os mesmos passos nas demais refeições
24 – Faça um blog e relate sua batalha contra os quilos a mais. A escrita, além de ajudar a desabafar, pode contribuir para que você perceba o quanto anda comendo
25 – Vai sair com os amigos? Faça opções lights no barzinho trocando o chopp por um suco, e a batata-frita por peixe assado
26 – Evite feijão, repolho, couve-flor e pimentão. Esses alimentos formam gases e podem dar “aquela barriguinha”
27 – Controle seus sentimentos. Quando se sentir ansiosa ou triste, tente não descontar no chocolate
28 – Desnatado, por favor! Troque o leite integral pelo desnatado e economize nas calorias. A dica também é válida para iogurtes
29 – Brócolis ajuda a emagrecer. Como? Ele tem poucas calorias e é rico em antioxidante, que combate as gorduras
30 – Faça dieta pelo menos dois dias da semana. Se está difícil seguir o plano alimentar a semana inteira, escolha pelo menos dois dias para cortar as calorias. Nesses, consuma o mínimo de gordura, zero de fritura ou doces e corte o refrigerante.

31 – Aveia. Esses flocos são poderosos aliados para quem quer emagrecer. Participantes de um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) emagreceram 2,6% do peso em seis semanas incluindo aveia na alimentação
Foto: Thinkstock PhotosAmpliar
Corra como ele, ou com ele. Cachorros podem ser um aliado na atividade física
32 – Não deixe de comer esse ou aquele grupo alimentar. Carboidrato é tão importante como a proteína e gordura (mas aquela do bem!). O prato ideal mistura todos os grupos alimentares de maneira equilibrada
33 – Tem um cachorro em casa? Saia para passear com ele todo dia, pelo menos 15 minutos. Os dois vão entrar em forma
34 – Mantenha a saúde em dia. Controle os níveis de hormônios e evite que qualquer disfunção possa atrapalhar seu emagrecimento

35 – Não faça exercícios de barriga vazia! Sem combustível suficiente para o esforço, a intensidade da atividade e a queima de calorias sofrem redução
36 – Faça 30 minutos diários de atividade física, pode ser uma caminhada, por exemplo, que tal? Vejacomo começar
37 - Planeje um passeio no fim de semana. Pode ser a pé, de bicicleta ou patins. Além de espairecer, você estará se exercitando e perdendo gordurinhas
38 – Morrendo de vontade de comer um chocolate? A melhor hora para o doce é depois do almoço. Segundo os especialistas, ele se mistura com os outros ingredientes e seu efeito é menor
39 – Verduras escuras como rúcula e espinafre contém uma quantidade significativa de fibras e ajudam na saciedade
40 – Adeus, queijo amarelo! Risque da sua lista o tipo prato, gorgonzola, provolone e cheddar e aposte no queijo cottage e na ricota
Fonte Bem Estar

Dicas para uma dieta saudável



Tome um bom café da manhã.
Adoce os alimentos com mel de abelha.
Não coma carboidratos ou açúcares depois das cinco da tarde.
Elimine as frituras.
Consuma água.
Substitua o óleo vegetal pelo azeite de oliva.
Não misture carboidratos durante as refeições (por exemplo, arroz e batatas).
Não coma frutas depois do meio-dia (lembre-se que a maioria deles contém altos teor de açúcar).
Coma pequenas refeições a cada três horas.
Elimine a farinha branca e substitua-a por grãos integrais.
Diminua o consumo de alimentos ricos em açúcar. Entre eles, cenoura, beterraba e banana. (Embora sejam muito saudáveis, não abuse de seu consumo).
Elimine bebidas energéticas de sua dieta, porque têm muito açúcar.
Consuma água de coco. Não tem calorias e é muito saudável.
Coma carnes brancas.
Consuma alimentos que tenham vitaminas, para ter um organismo saudável.
Inclua a prática de exercícios em sua vida.
Nunca se esqueça de que comer em casa é sempre mais saudável!